Por Thaisa Lisboa
Caro leitor, antes de qualquer coisa, gostaria de dizer que, quando soube que iria fazer uma crítica sobre música, pensei em fazer uma homenagem a um primo meu (muito querido, por sinal!). Ele curte umas bandas de post-hardcore/eletrônica, muito interessantes como, por exemplo, os americanos do Attack Attack!
Entretanto, desde quando ouvi o novo cd “The E.N.D (Energy Never Dies)” dos também garotos da terra do Tio Sam, o Black Eyed Peas, os meus dedos, em sintonia, com os meus neurônios, começaram a se movimentar em torno dos novos single-hits da banda. O título “The E.N.D” é uma alusão às especulações de que William Addams, Fergie, Tabbo e Apl iriam desfazer o grupo e seguir carreira solo. Neste novo álbum, lançando em junho último, os Black Eyed Peas deixaram o estilo hip hop um pouco de lado e se deixaram levar pelas bandidas eletrônicas. Uma aposta que vem dando certo. Irei me ater apenas às músicas “Boom Boom Pow!” e “I gotta a feeling”, grandes destaques do álbum.
Quando escutei “Boom Boom Pow!”, o primeiro single, não acreditava que era uma música do grupo devido à forte presença do eletrônico. A mistura de ‘pop-eletrônica’, mesclado a um quê de ‘funk’, torna a música bem excitante. As atuações de William e Apl são impecáveis. Dá para sentir o ‘poder’ das suas vozes. Já Fergie canta deslumbrantemente, tornando sua participação sexy, como de praxe. A única parte da música que deixou um pouco a desejar é o final, pois não entendi muito bem as últimas batidas. Analisando a letra da canção, vê-se que o lado lírico não é o forte do grupo. Fazendo uma livre tradução, é como se os integrantes tivessem o poder, como se o estilo deles fosse melhor que o dos outros. Mas como consumimos a letra em sua forma bruta, é bom se deixar levar pelo ritmo dos Black Eyed Peas e se jogar na pista de dança!
“I gotta a feeling” chamou minha atenção pelo ritmo e pela harmonia. Essa também é o tipo de música feita para você dançar. E essa é a proposta dos Peas! Até para aqueles que não curtem muito a banda se deixam envolver com ela. O que estou querendo dizer é que, quando “I gotta a feeling” começa a tocar, os pés se mexem, incontrolavelmente, depois os quadris vão junto, e quando a pessoa percebe, já está dançando! Nessa música, o DJ francês David Guetta faz a fusão de hip hop com seu som eletrônico, o que a torna diferente das outras composições. Além disso, Guetta incrementa uma pequena batida insana de guitarra.
Se formos analisar a letra de “I gotta a feeling”, para alguns ela possa parecer boba. Porém, é preciso ver a mensagem que os Black Eyed Peas querem passar. Esta música é dedicada a todos que estão prontos para sair e se divertir ou, apenas, para ‘relaxar’ após um estressante dia de trabalho. O vídeo clipe de “I gotta a feeling” está em pleno acordo com o verso "tonight's gonna be a good night" ("esta noite será uma boa noite"), ou seja, jovens estão prontos para irem a uma festa e os Peas mostram que podem começá-la ainda mais cedo.
Em I gotta a feeling, todos os integrantes têm atuações fascinantes. Como a grande maioria das músicas, William e Fergie se sobressaem mais. Ambas as vozes são marcantes. É preciso, pois, notar a clareza da letra do hit, isto é, de energia positiva, festa, dança e alegria.
Termino este post com um pequeno conselho: caro leitor, se você for fazer uma festa e quiser que ela 'bombe', além de você selecionar as suas músicas preferidas não deixe de colocar na lista Boom Boom Pow! e I gotta a feeling. Garanto que seus convidados irão adorar e você vai A-R-R-A-S-A-R na pista de dança! E se os Black Eyed Peas estavam pensando em se separarem, acho que este não é o momento adequado, pois, pelo visto, ainda há muito sucesso a ser conquistado. Sorte para eles!
Nenhum comentário:
Postar um comentário