sábado, 31 de outubro de 2009

Regional

Nordestino, sim, senhor.

Comida e ambiente típicos para atrair pernambucanos e turistas.


Por Rafaela Morais

........................................................................................................................................................................................Buffet reune as receitas clássicas da região

Nordestino que se preze, de segunda a sexta, não deixa faltar na mesa aquele feijão e aquele arroz saborosos. Muito mais que um hábito, é uma escolha diária. Chegado o fim de semana - quando cozinhar parece, muitas vezes, perder tempo livre, e nem sempre há quem deixe a comidinha pronta na mesa -, as opções para sair do cardápio habitual são incontáveis. Mas, para quem quer manter o gostinho regional na boca, o restaurante Parraxaxá tem o feijão-com-arroz e muito mais.

Recife é um dos pólos gastronômicos do Brasil. Aqui, encontra-se de tudo, da frugal cozinha peruana à sofisticação francesa. O grande atrativo da cidade, no entanto, é a variedade de comidas típicas – não só de Pernambuco, mas do Nordeste - que encantam turistas do resto do Brasil e do mundo. A proposta do Parraxaxá é trazer tudo o que a culinária nordestina tem a oferecer, no estilo buffet, cobrado por quilo (R$ 29,90).

Durante todo o dia – já que o restaurante está aberto para as três refeições – há uma grande variedade de pratos quentes, bolos e doces regionais. A única dificuldade é escolher entre tantas opções. Para os turistas, acrescente-se outra: não saber, exatamente, o que são as comidas, já que as plaquinhas que identificam os pratos trazem apenas nomes que podem ser desconhecidos dos forasteiros, como “sarapatel” ou “escondidinho de charque”.

No buffet do café da manhã, que começa às 6h, entre as opções estão cuscuz, galinha guisada, canjica, pamonha e bolinho de macaxeira. Para o almoço, feijoada, fava, galinha à cabidela, surubim, coração de galinha, vatapá, bobó de camarão e macaxeira cozida são boas sugestões. No jantar, o menu inclui sopas de feijão e legumes, torta de frango ou queijo, carne de sol com queijo coalho. Além das comidas e bebidas expostas, os sucos de frutas e pratos como a cartola, a tapioca e outras carnes são preparados a pedido do cliente.

A cozinha nordestina é famosa pela diversidade de temperos. Salsa, cebolinha, coentro e cebola fazem parte de boa parte dos pratos da região. Um destaque deve ser dado para o cominho, o curry do nordeste. Na medida certa, o resultado da combinação destes temperos é bastante agradável, mesmo para quem não conhece e percebe o gosto como mais forte que o esperado.

A decoração transporta o visitante às casinhas mais típicas do interior do Estado. A estrutura é em tijolo aparente, cercada de varas de marmelo, com o simpático detalhe das cascas de ovos nas pontas delas (seguindo a superstição de que afastariam mau-olhado). Há sacos transparentes cheios de água pendurados no teto, em alguns pontos, que acredita-se afastar insetos. As mesas e bancos, ou cadeiras, são de madeira rústica.

Para compor a decoração, as paredes são enfeitadas com tecidos de chita, e mamulengos e bonecos de cerâmica estão espalhados pelo ambiente. As comidas ficam dispostas em panelas de barro, bem como se veem nas casas nordestinas. A cultura nordestina está por toda parte no restaurante e, como não poderia ser diferente, ao fundo, escuta-se um baixo - e, portanto, agradável - forró pé-de-serra.

O nome Parraxaxá vem do grito de guerra que cangaceiros usavam nas lutas contra a polícia, para animar os bandos. No restaurante, os garçons e garçonetes estão vestidos como cangaceiros, e a animação da equipe também é fiel à história e ao espírito nordestino. Simpáticos e bem humorados, tornam o ambiente, já informal, ainda mais descontraído. De fato, uma boa pedida para os fins de semana.


Serviço:

Parraxaxá Casa Forte
Av. 17 de Agosto, 807
Recife - PE | Tel.: (81) 3268-4169

Parraxaxá Boa Viagem
Rua Baltazar Pereira, 32
Recife - PE | Tel.: (81) 3463-7874




Nenhum comentário:

Postar um comentário